domingo, 14 de setembro de 2014

A dama de Marron (The Brown Lady)


É o registro mais antigo de uma "aparição" sem explicação. A foto mostra um vulto descendo a escadaria do castelo Rayhan Hall, na Inglaterra. Foi tirada em 1936 por um fotógrafo e sua assistente. Teoricamente seria o fantasma de Dorothy Walpole, uma aristocrata que viveu entre 1686 e 1726 e que por ordem de seu marido passou os últimos quatro anos de sua vida confinada em um dos quartos do castelo e, segundo contam, em uma de suas escapadas foi empurrada escada abaixo e morreu
.
Os relatos dizem que ela não assombrava somente a escada, mas também outras partes do castelo.
Jamais conseguiram provar falsificação na foto. Uma das teorias diz que trata-se de uma segunda exposição do negativo, um "defeito" relativamente comum nas máquinas antigas, acontecia quando uma parte do negativo era exposto em duas capturas diferentes fazendo com que parte da captura anterior aparecesse em outra foto, e como era comum bater fotos de pessoas, muitas vezes as imagens de pessoas apareciam em outra captura de imagem, fazendo uma imagem de "aparição". 
O problema da teoria é que em casos como esse o fotógrafo acaba reconhecendo a pessoa da foto, mas nesse caso ninguém sabe de quem se trata.

Imagem da "dama de marrom" Dorothy Walpole

Nenhum comentário:

Postar um comentário