sábado, 13 de setembro de 2014

Mike o frango sem cabeça



Quando escutamos falar de um frango decapitado pensamos em uma comida, mas a história de hoje mostrará algo bem diferente.
Este frango da foto chama-se, ou chamava-se, Mike e ficou famoso por viver 18 meses (1 ano e meio) depois de ter sido decapitado por seu dono Sr. Olsen. 
A história foi a seguinte no dia 10 de setembro de 1945, Lloyd Olsen da cidade de Fruita no Colorado, recebeu a visita de sua sogra para o jantar,
e por isso foi atrás de um frango para que sua esposa preparasse a comida para o jantar, mas algo deu errado e a decapitação não obteve sucesso, tendo o frango sobrevivido por muito tempo depois disso. O fazendeiro resolveu chamá-lo de Mike. Sem saber o que fazer depois do ocorrido o fazendeiro resolveu cancelar o jantar daquela noite.
Mike, agora sem cabeça, ainda conseguia andar, desajeitado mas andava. Ao perceber que o animal não morria ele passou a alimentá-lo com um conta gotas tendo uma mistura de leite e água, além de pequenos grãos de milho, mas a ave as vezes se "afogava" com o próprio muco, tendo o fazendeiro que removê-lo com uma seringa.
Depois de Mike se acostumar com o seu centro de massa, segundo fontes, ele conseguia andar normalmente e até emitir alguns sons estranhos produzidos em sua garganta. O fato de não ter cabeça não impediu que ele até ganhasse peso passando de pouco mais de um quilo, quando foi decapitado, para três quilos, quando próximo de sua morte.
Sem que muitas pessoas acreditassem nele, Olsen resolve levar Mike para a Universidade de Utah a fim de que o animal fosse examinado e que confirmassem que não era uma fraude. Os especialistas determinaram que o machado errou a jugular e um coagulo impediu que o frango sangrasse até a morte, foi detectado também que uma parte de seu cérebro ainda permaneceu intacta, parte essa que permitiu que Mike continuasse vivo.
Durante os 18 meses em que ele ficou conhecido como "O Maravilhoso Frango Sem Cabeça" os Olsens, o fazendeiro e sua esposa, viajaram por quase todo o país, onde as pessoas faziam fila, e pagavam 25 cents, para ver o Mike, chegando a arrecadar US$10.000. O frango tinha até empresário!
Mas infelizmente em uma parada da turnê Mike morre. Aparentemente afogado em seu muco. Não sem antes entrar no Guiness e na história.
Segundo contam tentaram por várias vezes reproduzir o ocorrido, mas as aves não viviam mais de 11 horas após a decapitação.

Historical Mike the Headless Chicken photo

mike

mikehead

Mais informações e fotos:  

2 comentários: